top of page
Buscar
  • Foto do escritorEstúdio Webs

A Rosa & o Beija-Flor | Capítulo 20


De Ronald Onhas


Ú L T I M A S S E M A N A S


“Esta é uma obra de ficção coletiva baseada na livre criação artística e sem compromisso com a realidade”.

Vitória e Socorro se abraçam.

Vitória: Eu já lhe disse o quanto sou apaixonada por você?

Socorro: Acho que apenas umas quarenta e seis vezes hoje.

As duas riem.

Socorro senta no colo de Vitória, demonstrando uma intimidade subjetiva.

Socorro: Às vezes eu fico pensando …

Vitória: Sobre?

Socorro: Será que vai valer a pena? Todo esse plano para ficarmos com uma fortuna que é sua de direito?

Vitória: Claro que vale a pena. Nós ainda vamos rir disso tudo. A família Castro tem muito dinheiro e pegar um pouquinho do que é meu não tem problema.

Socorro: Vitória, porque você odeia tanto sua mãe?

Vitória: Eu não odeio, mamãe. Eu apenas …

Vitória respira ofegantemente.

Vitória: Apenas prefiro não ter amor por ela. Mamãe sempre deu mais amor e carinho pro Daniel, além disso a Dona Eva, santa e pura, dava mais atenção ao Kaio, aquela bicha nojenta, do que a mim. Eu, Vitória Botelho Castro sempre fui a rejeitada.

Socorro: Não era mais fácil mudar para outro país ou sei lá, sumir do mapa?

Vitória: Claro que não. Porque mudar de pais se eu podia fazer melhor? Simular uma morte. Uma morte perfeita, meu plano deu mais certo do que eu pensava. Mamãe ficou doente e pagou na mesma moeda por sempre ter me destratado.

Socorro: Tadinha da Dona Eva, as vezes tenho pena dela.

Vitória: Aé, Socorro? Quem tem pena é galinha, tá! Trate de aumentar as doses dos medicamentos da Dona Eva, preciso descobrir onde minha mãe está guardando as jóias dela. Tenho certeza que está na mansão.

Socorro: Mas, onde? Já revirei aquela casa de cima pra baixo.

Socorro vê o celular vibrar.

Socorro vê a ligação perdida no seu celular.

Socorro: Preciso ir, o serviço me espera.

Vitória: Quem era?

Socorro: É uma das novas empregadas dizendo que sua mãe já acordou …

Vitória: E elas são de confianças?

Socorro: Depois de uma quantia boa de bufunfa, quem não é confiável?

Vitória: Cuidado com a Maria golpe do baú. Ela pode ser um perigo.

Socorro: Já estou de olho nela. Mas, acho melhor darmos um jeito nela.

Vitória: Vou pensar em algo, mas nada de morte. Já chega de assassinato por aí.

Vitória ri.

Socorro: Deixa eu ir. Seu filho está em casa hoje então já´viu …

Socorro dá um beijo na testa de Vitória.

CENA 02 – INTERNO/ MANSÃO/ AMANHÃ

As empregadas colocam alimentos na mesa, enquanto Victor e Eva comem algumas frutas. Madona, se aproxima da mesa e observa a mesa gigantesca com variedades de alimentos e frutas.

Eva: Bom dia, moça. Venha tomar café conosco.

Madona: Bom dia, Dona Eva.

Victor: Madona, sente-se. E fique a vontade, a casa também é sua.

Victor se levanta e puxa a cadeira para Madona sentar. Madona envergonhada se senta ao lado de Eva.

Victor: Madona, você precisa se alimentar. Afinal uma grávida precisa de alimentação saudável, por isso já contratei a nutricionista da empresa para nos auxiliar com sua gestação.

Madona: É tanta coisa que nem sei por onde começar a comer?

Victor: Comece pelo começo.

Victor ri e admira Madona, encabulada, com a quantidade de comida.

Kaio entra na mansão.

Kaio: Uhul, cheguei.

Eva: Meu filho, que bom te ver.

Kaio: Como assim você teve alta do hospital e eu não fique sabendo? Obrigado, Victor Castro por me avisar. Você é um imprestável.

Kaio beija Eva.

Victor: Fui buscar a vovó hoje de manhã.

Kaio repara em Madona.

Kaio: Você? Aqui?

Madona: Eu …

Kaio: Não precisa me explicar, já entendi tudo. Eu só vim ver minha madrinha querida, porque hoje dia será cheio. Cadê aqueles modelos de nariz em pé?

Rodolfo, Alice Brasil e Lucas Alberto descem as escadas.

Rodolfo: Estamos aqui, Kaio.

Kaio: Meu Deus, está casa virou uma pensão?

Os três se juntam a mesa com Madona, Eva e Victor.

Victor: Você sabe muito bem que essa casa tem 9 quartos vazios. Por que não recebermos hospedes?

Kaio: Não quero, saber. O Alice e Lucas, agilizam aí que eu preciso de vocÊs.

Rodolfo: O que você quer com o meus meninos?

Kaio: Rodolfo não vem dá uma de materna não, ok? Eu preciso fazer um entrevista com os dois, aproveitar que eles estão hospedados de graça aqui na casa de madrinha quero usar a imagem deles para promover o aniversário de 30 anos da empresa.

Rodolfo: Mas…

Kaio: Mas, nada. Eu vou conversar com o Victor e já volto.

Victor: Licença, pessoal.



CENA 03 – INTERNO/ ESCRITÓRIO DE VICTOR/ MANHÃ

Kaio: Só uma pergunta: o que você tem na cabeça? Me responde.

Kaio encara Victor seriamente, que está sentado na cadeira. Victor continua em silêncio.

Kaio: Hospedar esse monte de gente, doida e com o ego inflamado aqui na mansão? Olha o estado de saúde de madrinha, Victor. O que você tem na cabeça? E agora essa garota, qual mesmo o nome dela? Lady Gaga? Não .. é Katy Perry. Ah, lembrei Madona.

Victor: Se você se importasse de verdade com a vovó, você iria entender que ela precisa de alegria, de casa cheia, de paz na vida dela. E você é um ótimo afilhado, sabia? Em vez de ficar fazendo intrigas e fofocas por aí, por que não vem visitá-la de vez em quando? Todas as vezes que você dá aquelas saidinhas para pegar seus “boys”, por que não veio visitar vovó?

Kaio se irrita.

Kaio: Como você se atreve a dizer isso? Você é muito prepotente, né? Achei que seu relacionamento com a Flora tivesse semeado um pouco de paz em você. Você vai assumir o filho dessa aí? Você sabe que esse filho não é seu. Qual é a sua Victor Castro? Você acha que é coincidência a morte do seu tio, depois a morte do Afrânio. Quem será o próximo a morrer? Será que eu serei a próxima vítima? Para de doidera, garoto. Tá pirando igual sua mãe?

Victor se enfurece e agarra a gola da camisa de Kaio.

Kaio fica enfurecido.

Kaio: Nunca mais ouse colocar suas mãos imundas em mim, Victor Castro. A partir de hoje você tem um inimigo e quando tudo desabar não conte comigo.

Kaio sai do escritório batendo, fortemente, a porta.

CENA 04 – INTERNO/ LANCHONETE DA BARTIRA/ MANHÃ

Rudá chega, aparentemente, animado do serviço. Bartira coloca as cadeiras da lanchonete no chão e repara no filho.

Rudá: Bom dia para a melhor mãe do mundo.

Rudá um beijo em Bartira.

Bartira: Ou você ganhou mais um presente de seus pacientes ou você viu o passarinho verde.

Rudá: Verde, azul, amarelo… acho que ele era colorido, mãe.

Bartira: Esse passarinho tem nome?

Sérgio, de longe, finge lavar a louça da pia.

Rudá: É a Flora, mãe.

Bartira senta em uma das mesas.

Bartira: Flora? A namorado do Victor …

Rudá: Não, mãe. Flora, a ex-namorado do Victor …

Sérgio seca as mãos e sai pela porta dos fundos.

Bartira: Filho, você acha que deve se envolver com essa garota?

Rudá: Mãe, eu estou apaixonado por ela, e vou levá-la para o jubileu de ouro do hospital.

Bartira: Meu filho se é isso que você deseja eu te apoio. Afinal você é um rapaz tão bondoso, com certeza merece ser feliz ao lado de alguma garota bacana.

Rudá: Te amo, mãe. Obrigado.

Rudá abraça Bartira.

Rudá: Cadê o mano? Ele sempre abre a lanchonete com você. Ele ainda está nos braços de Morfeu?

Bartira: Rudá, seu irmão está na fossa. Ele precisa muita da gente.

Rudá: O que houve?

Bartira: Madona terminou com ele. Ele está arrasado. E o pior, parece que ela estava grávida de outro. Viu, quando eu falava que essa menina não prestava vocês não gostavam.

Rudá: Poxa, meu irmão deve tá malzão. Vou lá falar com ele rapidinho, afinal já tenho que voltar para o meu segundo plantão.

CENA 05 – INTERNO/ MANSÃO/ MANHÃ

Queiroz entra na mansão com um buquê de flores. Eva se surpreende com a presença de Queiroz em sua sala.

Eva: Bom dia, Queiroz. Você por aqui meu amigo? Como via?

Queiroz: Tudo ótimo, dona Eva. E com a senhora?

Eva: Muitíssimo bem, Queiroz.

Queiroz: Eu não tive a oportunidade de lhe visitar no hospital então quando soube de sua recuperação resolvi vim lhe visitar.

Eva: Queiroz, fico tão feliz em tê-lo aqui. É tão nos encontrarmos, afinal nós éramos um quarteto imbatível né? Eu, você, Bartira e o falecido, Vicente.

Queiroz: Vicente, era um homem bom. E também um excelente amigo.

A empregada entrega uma xícara de chá aos dois.

Queiroz: Dona Eva, preciso contar um negócio pra senhora. Não tenho mais como guardar isso.

Eva: O que foi, Queiroz? Alguém está destratando o você? Não me diga que vai pedir demissão!

Queiroz: Não, nada disso. Eva, eu sempre fui apaixonado pela senhora. Só que não tinha coragem de falar.

Eva: (em choque) Sério, Queiroz? Nunca percebi nada. Nós sempre fomos grandes amigos.

Queiroz: Sim. Eu sempre tentei disfarçar, porque eu sempre tive respeito pelo falecido Vicente, mas a verdade que todas as cartas que ele lhe entregava na adolescência, era quem escrevia. Escrevi todas as cartas, mas nunca tive a coragem de me declarar para você.

Eva: Ah, Queiroz. Estou surpresa! Você sempre se demonstrou ser tão apaixonado pela Fátima, sua falecida esposa. E criaram o Pedro, que é aquele menino tão profissional. Você me pegou de surpresa. Mas, acho que já passamos dá época de pegação!

Queiroz: Por favor, Eva. Me dê essa chance de lhe amar, como eu sempre sonhei.

Queiroz: Mas eu sempre quis ser mais do que isso.

Queiroz ameaça um beijo em Eva.

Eva: Tem certeza que devemos, Queiroz?

Queiroz: Eu nunca tive tanta certeza na minha vida.

Queiroz e Eva se beijam, poeticamente.

CENA 06 – INTERNO/ APÊ DAS MENINAS/ MANHÃ

No banheiro, Flora toma banho, enquanto Vanessa arruma a bolsa de fotografia na sala.

Vanessa: Flora, to indo, gata. Vou fazer a coletiva de imprensa com Alice Brasil e o gato do fotografo top das estrelas Lucas Alberto.

Flora: Vanessa não se esquece que você vai a trabalho, então nada de tietagem, por favor.

Vanessa: Fui, até mais.

Vanessa sai e fecha a porta.

Sérgio, sorrateiramente, abre a porta da sala do apartamento das meninas e desliga o registro de energia do apartamento.

Flora: Ué, gente? Será que esse chuveiro queimou? Não acredito, estou cheia de sabão.

Flora se enrola na toalha, e sai do banheiro. Flora se aproxima do registro de energia, mas é surpreendida por Sérgio.

Flora: Seu maníaco, sai daqui. Se você não sair eu vou começar a gritar.

Sérgio: Você vai fazer o que eu mandar. E a primeira coisa é terminar o seu rolo com o Rudá.

Fim do capítulo.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CLICHÊ 2 | Último capítulo

De Nando Braga “Esta é uma obra de ficção coletiva baseada na livre criação artística e sem compromisso com a realidde”. ÚLTIMO CAPÍTULO Tempo previsto de leitura: 05 minutos Capítulo 30: Créditos: De

bottom of page