top of page
Buscar
  • Foto do escritorEstúdio Webs

A Rosa & o Beija-Flor | Capítulo 22 | Última Semana


De Ronald Onhas


Ú L T I M A S E M A N A


“Esta é uma obra de ficção coletiva baseada na livre criação artística e sem compromisso com a realidade”.


Sérgio: Primeiro encontrar a vagabunda da Maria Flora, depois dá um jeitinho naquele enfermeiro pateta, e de sobra matar a puta!

Sérgio ri sozinho.

CENA 02– INTERNO/ MANSÃO/ NOITE

Victor se arruma em frente ao um enorme espelho.

Victor: Espelho, espelho meu existe alguém mais bonito que eu?

Victor se admira no espelho e de repente lembra de Flora.

Victor: Eu ainda sou perdidamente apaixonado por você.

Madona bate na porta e entra.

Victor: E aí como estou?

Victor mostra seu figurino para Madona, que ri admirada.

Madona: Victor você já sabe a resposta, afinal sabe que é o homem mais charmoso dessa cidade.

Victor: Depois dessa vou para a festa do hospital flutuando.

Madona e Victor riem.

Victor: Tem certeza que não quer ir comigo?

Madona: Tenho. Eu não me sentia à vontade.

Victor a interrompe.

Victor:Por favor, não ponha a culpa na falta de roupa, porque é a grávida mais linda que conheço.

Madona sorri.

Victor dá um carinhoso beijo na barriga de Madona.

Victor percebe a inquietação de Madona.

Victor: Algum problema Madona? O bebê está bem? Você está precisando de alguma coisa?

Victor encara Madona, carinhosamente.

Madona: Está tudo bem comigo, Victor. Na verdade a minha preocupação é com sua vó, a Dona Eva.

Victor: Com vovó? Mas, por acaso vovó tem lhe tratado mau? Olha que é tão bondosa com todas … Talvez é impressão sua.

Madona: Victor, a minha relação com a Dona Eva é maravilhosa. Ela é um anjo em forma de gente. Estou falando que ando preocupado com ela. Eu não confio na Socorro.

Victor: A Socorro é quase da família, Madona. Conheço ela desde que meus pais eram vivos. Ela pode ter aquele jeito de durona, mas no fundo é um coração de pudim.

Madona: Victor, por favor, escute. Acho que ela pode está adulterando as dosagens dos remédios de Dona Eva. Esses dias comentei com ela e ela ficou muito irritada.

Victor: Madona, meu amor acho que você está precisando relaxar. Podemos ir para um resort nesse final de semana, que tal?

Madona: Victor, eu não quero resort porcaria nenhuma. Eu quero que acredite em mim. Apesar das pessoas me acharem muito doida, eu sou muito verdadeira. E eu tenho certeza que a Socorro está armando para cima de sua família.

Alice Brasil bate na porta.

Alice: Vamos?!

Victor: Como estou?!

Alice: Belo! Um verdadeiro cavaleiro. Acho melhor nos irmos, estou doida para agitar.

Alice Brasil simula poses em frente ao espelho.

Madona: Alice Brasil não vai esperando muito dessa festa, porque estamos de Campo de Tulipas.

Victor: Menos, Madona. Campo de Tulipas não é esse fim de mundo que você pensa. Estamos indo, fique bem. Qualquer coisa só me ligar. Beijos.

Victor beija a testa de Madona, e sai acompanhando de Alice, que parece estar animada.

Madona: Eu vou provar para ele que eu não sou apenas a maluquinha que todo mundo diz ser. Aquela Socorro vai cair do cavalo o mais breve possível. Eu posso esta grávida, mas não estou morta!

CENA 03 – INTERNO/ SALÃO DE FESTA/ NOITE

Sara degusta vários tipos de vinhos, enquanto Rudá petisca os calgadinhos.

Rudá: Dona Bartira que não me escute, mas esses quitutes da empresa estão divinos.

Sara: Modéstia parte tem minha mão aí, vocês sabem não é?!

Sara comenta enquanto encara seu namorado e Flora, que está ao lado Rudá.

Sara: Meus Deus! Não olhem agora, mas o Miguel chegou.

Todos olham.

Sara: Gente, por favor, mais sutileza. Senão ele vai perceber que estamos olhando para ele.

Miguel olha em direção aos quatro, e Sara acena de longe.

Rudá: Ué, cadê a acompanhante dele?

Namorado de Sara: Talvez, ele preferiu vir sozinho pessoal.

Rudá: Não, não pode ser! O Miguel sempre tão misterioso …

Sara: Eu também não …

Os quatro, avistam de longe, Kaio se aproximar de Miguel. Miguel coloca a mão sob os ombros de Kaio, e andam juntos até a mesa.

Miguel: Oi, pessoal! Guardaram o meu lugar?

Kaio: Boa noite!

Sara: Boa noite! Kaio você …

Miguel, interrompe Sara e convida Kaio para sentar.

Miguel: Kaio, senta-se estamos reservado no meu lugar do salão, rodeados de amigos e verdadeiros anjos. Por favor peço que não fiquem incomodados com Kaio,e que nossas amizades continuam a mesma, tá bom?

Miguel encara Rudá.

Rudá: Cara, sem preconceito na veia. Esqueceu tá falando com Rudá, o queridinho dos idosos e dos leprosos?

Todos riem.

Kaio: Se fosse por mim eu gritaria para todo mundo, mas vocês conhecem o Miguel. Ele é muito discreto, e eu não quero atrapalhar a vida dele. Sou um novo Kaio Drummond. Quero ficar longe dos holofotes e confusão. Só quero ser feliz.

Miguel: Você jamais me atrapalha, Kaio! Eu te amo!

Miguel dá as mãos por baixo da mesa para Kaio.

CENA 04 – INTERNO/ SALÃO DE FESTA/ NOITE

Dr. Marcos dá início à premiação chamando a atenção de todos.

Dr. Marcos: Boa noite a todos! Quero agradecer presença de cada um aqui. Sabemos a importância da promoção desse baile e, a cada ano, temos alcançado nosso principal objetivo que é arrecadar fundos para prosseguirmos com nossos atendimentos especiais.

O médico se vira para o telão onde passa vídeos e fotos de áreas construídas e pacientes sendo atendidos.

Dr. Marcos: Esses são nossos progressos dos últimos anos. A área especial para atendimento de crianças com câncer e portadoras do vírus HIV, e claro, a clinica de atendimento, onde é feio parceria com as universidades e os internos podem começar a exercer sua profissão. A clinica é o local de aprendizado, para os novos médicos e para o hospital, pois é por lá que atendemos os casos das pessoas menos desfavorecidas, aprendemos a ser humanos. Por isso, nosso muito obrigado a todos que nós ajudam todos os anos. Um brinde a vocês!

Marcos levanta a taça simbolicamente. E todos no salão aplaudem e brindam suas taças.

Cerimonialista: Parabéns a todos pelo excelente trabalho que desenvolvem. Agora, gostaríamos de parabenizar as pessoas que ajudam na manutenção, atendimento e cuidado para que tudo ocorra em perfeita ordem no Hospital Madre Gertrudes.

Os convidados, em suma maioria médicos e enfermeiros, ficam agitados e a agonia toma conta do salão de festa.

Dr. Marcos: A primeira pessoa que subira ao palco, representando todos da parte administrativa, é Suzana!

A moça, que é secretária da recepção, sobe ao palco recebendo seu premio e tirando fotografias ao lado dos chefes.

Dr. Marcos: E é claro que não poderia faltar o devido reconhecimento àqueles que dedicam boa parte de sua vida para estudarem e se dispõem a abdicar feriados e o tempo junto à família, médicos, vocês são a figura principal, não única, de nosso estabelecimento. Nosso imenso obrigado, de toda junta médica. E o escolhido para representá-los, foi…

Dr. Ricardo e Gisela se entreolham, mostrando ansiosos pelo resultado.

Ricardo: Acho que ganho mais um para a minha coleção… Já não tenho espaço na minha casa para esses prêmios.

Gisela: Será? Veremos!Você sabe que eu não desisto jamais.

Ricardo: Lembrando que quem ganhar paga a conta do almoço por um mês! Fechado?!

Gisela: Fechado.

Gisela pisca para Ricardo.

Dr. Marcos: Esse ano o premiado será: Dra. Gisela! Por favor, compareça ao palco que o prêmio deste ano é seu!

Ricardo abraça Gisela, que fica emocionada.

Gisela, surpresa vai ao palco receber sua premiação, emocionada por ter seu trabalho reconhecido. Marcos lhe entrega o prêmio e a abraça e diz algumas palavras para a médica.

Dr. Marcos: Mais que merecido esse prêmio ser seu, todos viram seu esforço em se dedicar totalmente, suas pesquisas e seu imenso talento! Parabéns!

Gisela: Obrigado Doutor!

Um homem engravatado interrompe a premiação.

Homem: Não acredito que a neguinha ganhou! Tem cotas para premiação também? Que pretice!

Todos no salão ouvem as ofensas feitas pelo homem que não se incomodou em gritar para que todos ouvissem. O salão fica em silêncio.

Dr. Marcos: Não há cota, há reconhecimento por uma médica que estudou e é extremamente competente, o senhor queira acompanhar a segurança, por favor.

Marcos dá o sinal para que os seguranças circulem o agressor e vai ao encontro de Gisela que está atônita e com raiva.

Homem: Você é nojenta! Nojenta!

Os segurança seguram o homem, que se desespera.

Dr. Marcos:Senhoras e Senhores, Doutora Gisela desculpem pelo transtorno continuam aproveitando a festa.

CENA 05 – EXTERNO/ SALÃO/ NOITE

Flora e Rudá assistem aos acontecimentos chocados com a atrocidade falada pelo homem à Gisela.

Flora: Não é possível que ainda existam pessoas capazes de ofender uns aos outros pela cor. Deplorável.

Rudá: São pessoas sem total humanidade. Doutora Gisela é uma excelente profissional, deixa de passar muito tempo com sua filha para se dedicar a profissão. Só um babaca para ofendê-la dessa forma.

Flora: Espero que esse babaca sofra as consequências. Vamos aproveitar o resto da festa?

Rudá: Claro, ainda tem comida, vamos.

Flora: Pelo amor de Deus, você é uma criança.

Rudá: Quando se trata de comida Flora, eu sou o bicho.

Flora: Rudá preciso ir ao banheiro.

Rudá: Eu vou com você.

Flora: Rudá, claro que não!

Victor observa de longe.

CENA 06 – EXTERNO/ SALÃO/ NOITE

Gisela e Marcos, após saírem da recepção, se reúnem na sala do chefe para discutir as atitudes a serem tomadas diante do ocorrido.

Dr. Marcos: Vamos relembrar que racismo é crime, não vamos fechar os olhos para o que vemos e ouvimos.

Gisela: Jamais, não posso aceita que isso se repita, é inadmissível, em pleno século XXI, já é a segunda vez que sou ofendida. Eu sou uma médica, pelo amor de Deus!

Gisela indignada anda pela sala, chorando e esbravejando.

Dr. Marcos: Vou entrar em contato com o delegado, é preciso prestar queixa.

Gisela: Faça isso já, não tolerarei insultos a mim pela minha cor, nunca mais!

Os seguranças acompanham o homem.

Gisela: Senhor, por favor, me responda: por que toda essa raiva de mim?!Somente porque sou negra. Você realmente se acha superior a mim só por causa do seu tom de cor?

O homem chora compulsivamente, enquanto Gisela fala.

Homem: Foi você …

Todos ficam assustados. Vicente e Iuri se aproximam de longe e escutam o desabafo.

Homem: Você me disse que eu estava com o vírus da AIDS. Eu te odeio! Eu te odeio! Eu te odeio. Você é negra, igual o cara que me infectou. E eu sei que nenhum negro vale nada! Vocês negros são o esterco da terra …

Gisela olha para Vicente e, sensibilizada pela situação, derrama algumas lágrimas e é consolada por Vicente.

Vicente: Chega! Prende-o por racismo. Esse homem é um louco e precisa de uma lição bem dada.

Iuri algema o homem, que fica transtornado.

Gisela abraça Vicente, emocionada.

Fim do capítulo.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CLICHÊ 2 | Último capítulo

De Nando Braga “Esta é uma obra de ficção coletiva baseada na livre criação artística e sem compromisso com a realidde”. ÚLTIMO CAPÍTULO Tempo previsto de leitura: 05 minutos Capítulo 30: Créditos: De

bottom of page