top of page
Buscar
  • Foto do escritorEstúdio Webs

A Rosa & o Beija-Flor | Capítulo 24 | Antepenúltimo


De Ronald Onhas


ANTEPENÚLTIMO CAPÍTULO


“Esta é uma obra de ficção coletiva baseada na livre criação artística e sem compromisso com a realidade”.

A mãe de Thor é barrada na porta do quarto e recebe a notícia que o garoto está mal.

Ana Luiza: Ai meu Deus, não acredito, meu filho! Onde está a Doutora Gisela, ela vai curar ele!

Enfermeira: Estamos tentando contata-la. Fique calma, senhor.

Ana Luiza: Como eu posso ficar calma? Meu filho está morrendo!

A mãe chora nos braços do pai e assiste a enfermeira entrar para o quarto de seu filho.

CENA 02 – EXTERNO/ SALÃO/ NOITE

Vicente: Agora que já sabemos de todo o ocorrido, você pode ficar calma, Gisela. Vai dar tudo certo.

Dr. Marcos: Verdade Gisela, você sabe que a apoiamos em dar queixa sempre que algo como isso acontecer. Atender ao publico é algo muito imprevisível, cada pessoa é diferente e tem uma forma de agir diferente. Mas não é necessário que nós, profissionais, tenhamos que sofrer agressões por somente atender uma pessoa.

Gisela: Muito obrigada pelo seu apoio, Dr. Marcos. Eu não saberia lidar sozinha com a situação. Tento fazer o melhor para o meu trabalho. Obrigada também Vicente.

Marcos e Vicente se sensibilizam pelo que Gisela está passando e a abraçam.

Vicente: Vamos voltar à festa, eu te deixo em casa depois.

Dr. Marcos: Parece que uma criança tentou entrar aqui no salão, esse mundo de hoje está perdido!

Gisela e Vicente riem, ele pega a mão de Gisela e seguem para o meio do salão.



CENA 03– INTERNO/ HOSPITAL/ NOITE

Ritinha e Antonella entram no hospital e seguem para a recepção.

Antonella: Oi moça, boa noite. Eu preciso ver o meu irmão que está internado na ala três, a infantil.

Secretária: O nome dele, por favor.

Antonella: Thor. Eu posso ir subindo né… Obrigada pela atenção.

Antonella escapa do olhar da enfermeira e segue correndo para os elevadores.

Ritinha: Antonella! Você vai me meter em confusão!

Antonella: Anda logo, Ritinha. O Thor precisa de mim!

O elevador chega ao terceiro andar e a menina já sabe de cor onde é o quarto.

Enfermeira: Você não pode entrar aqui, criança! Aqui é o isolamento, área de risco. Quem te deixou entrar?

Antonella: Moça, eu só preciso ver o Thor, por favor, por favor!

Enfermeira: Não, o risco de contágio é altíssimo, não pode…

Antonella passa correndo e entra no quarto de Thor.

Plantonista: Mas o que essa criança está fazendo aqui?

Thor: Anto…nella! Vo…cê…

Antonella: Thor melhore logo, para a gente poder ir brincar!

Os olhos da menina enchem de lágrimas.

Plantonista: Você é filha da Doutora Gisela! Sua mãe sabe que você está aqui?

Antonella: Ô moço eu só quero ficar com meu amigo, por favor, cuida dele. Eu não consegui chamar minha mãe.

Antonella chora e abraça Thor.

Antonella: Thor, fique bem, fique bem!

CENA 04 – EXTERNO/ SALÃO/ NOITE

Gisela e Vicente circulam pelo salão e param onde Rudá está.

Rudá: Parabéns Doutora Gisela! Aquele prêmio foi mais que merecido.

Gisela: Obrigada, Rudá. Recebe-lo foi muito importante para mim.

Rudá: Nós sabemos o quanto você é competente. Não ligue para o que falam!

O celular de Rudá toca e ele vê o número do Hospital.

Rudá: Alô.

Enfermeira: Rudá, você está na festa? Viu a Doutora Gisela?

Rudá: Oi, estou sim. Ela está bem na minha frente.

Vicente e Gisela prestam atenção na conversa de Rudá.

Enfermeira: Graças a Deus a encontramos. Peça a ela para vir com urgência para o hospital, é o Thor está com problemas.

Rudá: Tudo bem, eu falo com ela.

Enfermeira: E outra, a filha dela está aqui causando o maior transtorno com o menino.

Rudá: Ai Jesus… Aviso a ela agora.

Rudá desliga o telefone e dá as noticias à Gisela.

Rudá: Gisela, você precisa ir ao hospital, urgente, é o Thor o quadro dele se agravou, e como você é a medica responsável…

Gisela: Não acredito, a pneumonia deve ter evoluído… Preciso correr!

Rudá: E não é só isso… Antonella está com ele.

Gisela: Com ele quem? Com Thor?

Vicente: O quê? Não entendi direito.

Rudá: Corra, estão precisando de você!

Gisela: Vicente você poderia me levar até lá?

Vicente: Claro, vamos logo!

CENA 05– INTERNO/ HOSPITAL/ NOITE

A pressão de Thor só cai e os enfermeiros e os plantonistas tentam fazer de tudo para salvar o garoto.

Enfermeira: O coração está muito fraco.

Plantonista: Já conseguiram chamar a Dra. Gisela?

Enfermeira: Parece que sim… A criança dela só está complicando as coisas.

Plantonista: Vamos pensar nisso depois.

Enfermeira: Ok.

CENA 06 – INTERNO/ RUA/ ESTACIONAMENTO DO HOSPITAL/ NOITE

Vicente: Pronto está entregue.

Gisela: Muito obrigada, Vicente. Você pode vir me ajudar com a Antonella?

Vicente: Claro, vamos.

Gisela entra correndo ao Hospital e já vê a sua equipe a esperando com sua troca de roupa.

Vicente: Vou estacionar o carro e já volto.

Gisela: Ok, Secretárias deixem a entrada dele liberada.

Vicente sai e Gisela corre para o elevador.

CENA 07– INTERNO/ HOSPITAL/ NOITE

Antonella se desespera e chora ainda mais com Thor.

Antonella: Cadê a minha mãe? Cadê…

Thor não consegue falar mais e está ligado a um oxigênio mais forte.

Gisela chega ao quarto.

Gisela: Antonella, pelo amor de tudo que é mais sagrado, saia dessa sala!

Antonella: Mãe, você chegou! Salva o Thor, por favor!

Gisela: Antonella saia. Enfermeiro leve ela para outro isolamento, ela pode ter se contaminado também, peça exames.

Antonella: Mãe eu não vou poder deixar o Thor. Eu fico!

Gisela percebe que algo está errado no monitor.

Gisela: Falência dos rins. NÃO ACREDITO NISSO! Dê-me o prontuário dele.

Ela pega o exame de sangue e analisa rapidamente.

Gisela: Não acredito nisso. Thor está com sepse grave. Não há mais o que fazer se os rins já pararam. Com certeza o fígado também. Aparelhos de ultra sonografia.

As enfermeiras trazem e os monitores continuam disparando mensagens de alerta.

Gisela: Fígado, rins já comprometidos.

Antonella chora cada vez mais alto no canto da sala com os enfermeiros ao redor da menina.

CENA 08– INTERNO/ HOSPITAL/ CORREDOR/ NOITE

A mãe de Thor, chorando, acompanha tudo pelo vidro e os enfermeiros tentam acalma-la.

Ana Luiza: Ai meu Deus, acho que meu filho está indo. Não posso viver sem ele! Não faça isso comigo Deus!

Enfermeira: Calma, Doutora Gisela chegou, daqui a pouco ela conversa com você.

Ana Luiza: Quem é aquela garotinha? Ela pode entrar lá e eu não?

Enfermeira: Longa história, mas ela não quer deixar o seu filho.

A mãe chora ainda mais…

CENA 09– INTERNO/ HOSPITAL/ QUARTO DO THOR/ NOITE

Gisela tenta aplicar medicações, mas nada tem sucesso.

Gisela: Coração fraco, rins e fígado comprometidos…

Enfermeira: Doutora Gisela, acho que chegamos a falência dos órgãos. Podemos tentar uma hemodiálise, mas acho que pelo tempo, não vamos conseguir.

Gisela: Não queria pensar nisso, mas é o diagnóstico final. Se ele não está respondendo a medicação também não vai responder a hemodiálise.

Gisela anota suas conclusões no prontuário. E o bip do monitor cardíaco acelera.

Enfermeira: Parada cardíaca.

Gisela aperta o sinal do quarto e vai para socorrer o menino.

Gisela: Código Azul! Código Azul!

O menino sofre uma parada cardiorrespiratória. Antonella abraça os joelhos ainda chorando e observa seu amigo partir.

Gisela: Carregue!

Enfermeira: Sem resposta. Monitor estático.

A medica executa manobra cardíacas.

Gisela: Carregue de novo.

A medica aplica o desfibrilador.

Gisela: Resposta?

Enfermeira: Nenhuma.

Mais alguns minutos se passam e não há nenhuma resposta do garoto.

Gisela: Hora da morte 03:12.

Gisela põe as mãos na cabeça e vai até Antonella que chora de soluças.

Gisela: Filha, vamos. Não era preciso você ter assistido isso.

A menina corre em direção a Thor.

Antonella: Thor volta, por favor. Nem deu para a gente assistir desenho. Volta, volta!

Gisela: Vamos filha. Eu preciso conversar com a mãe dele.

Antonella: Thor, THOR!

Gisela: Mande char o Vicente. Vou precisar da ajuda dele para tirar ela daqui.

A enfermeira sai da sala para atender ao pedido de Gisela e a equipe termina os procedimentos em Thor.

CENA 10– INTERNO/ HOSPITAL/ MADRUGADA

Vicente está no corredor esperando pela filha. Gisela finalmente consegue retirar a menina do lado de Thor.

Vicente: Filha, por que você veio sem permissão?

Antonella: Papai ele era meu amigo, meu amigo!

Vicente: Você sabia o quanto era perigoso de você também pegar a mesma doença que ele?

A menina se desespera e chora ainda mais no colo do pai.

Gisela: Cuide dela Vicente. Preciso dar a noticia a Sra. Ana Luiza.

Vicente: Pode ir eu cuido dela.

Gisela encontra a mãe e o pai de Thor sentados com as mãos unidas.

Ana Luiza: Doutora Gisela! Me dia, por favor, como está meu filho! Minha aflição é muita!

Gisela: Minhas noticias não são boas. Eu e nossa equipe fizemos tudo o que podíamos, mas infelizmente a infecção do Thor já tinha atingido um limite muito alto. Ele teve sepse, falência múltipla e uma parada cardiorrespiratória.

A mãe e o pai do menino olham para a médica e ficam estáticos.

Ana Luiza: Você quer dizer que meu menino se foi?

Gisela: Infelizmente sim.

A mãe cai no sofá e não tem reação alguma.

Gisela: Sra. Ana Luiza?

Ana Luiza: Quero ver meu filho.

Gisela pede aos enfermeiros para levar a moça até o quarto do seu filho.

Vicente está no corredor a esperando.

Gisela: Ela se acalmou?

Antonella estava dormindo no colo de Vicente.

Vicente: Depois de muito choro, sim.

Gisela: Vamos para casa então.

Vicente: Claro, vocês merecem descansar.

Gisela: Você vem com a gente?

Vicente: Sim, vou levar meus bens mais preciosos para casa.

Gisela abraça Vicente e segue pelo corredor.

Fim do capítulo.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CLICHÊ 2 | Último capítulo

De Nando Braga “Esta é uma obra de ficção coletiva baseada na livre criação artística e sem compromisso com a realidde”. ÚLTIMO CAPÍTULO Tempo previsto de leitura: 05 minutos Capítulo 30: Créditos: De

bottom of page