top of page
Buscar
  • Foto do escritorEstúdio Webs

Anjo Bom | Capítulo 05


Web Novela de Everton B Dutra


“Esta é uma obra de ficção coletiva baseada na livre criação artística e sem compromisso com a realidade”.


01 INT. CASA DE JULIANO — DIA.

Continuação Imediata do Capítulo Anterior…

Juliano fica atônito com a presença de Miguel em sua porta. Miguel, por sua vez, apenas o observa.

MIGUEL 一 Eu não posso acreditar nisso.

Miguel adentra mesmo sem pedir licença. Juliano fecha a porta, estranhando.

JULIANO 一 Como descobriu meu endereço?

MIGUEL 一 Posso encontrar qualquer pessoa em qualquer lugar, mas isso não vem ao caso agora. É você. Era você desde sempre.

JULIANO 一 Do que é que você está falando?

MIGUEL 一 (afobado) Você tem que casar comigo.

JULIANO 一 Ficou louco?

MIGUEL 一 Eu estava te procurando por isso. Você e eu temos que nos casar o mais rápido possível.

JULIANO 一 (impaciente) Tchau! Sinceramente você não está bem. E é uma brincadeira de péssimo gosto.

MIGUEL 一 Eu não tenho tempo pra brincadeiras. A história é a seguinte, meu avô, namorou a sua avó, mas eles acabaram não ficando juntos. Meu avô morreu a pouco tempo e deixou toda a sua fortuna em minhas mãos, mas para que eu receba essa herança, segundo a cláusula, preciso me casar com você, o descendente mais recente dela.

Miguel retira do bolso o contrato de casamento.

MIGUEL 一 Você só precisa assinar aqui.

JULIANO 一 (assustado) Eu não vou assinar nada!

MIGUEL 一 Deixa de ser idiota! A gente só precisa manter as aparências de casados durante cinco meses. Depois disso a gente se separa e você vai receber uma boa pensão vitalícia.

JULIANO 一 Nunca me venderia por dinheiro.

MIGUEL 一 Você vai me fazer perder milhões de reais, dólares, aplicações, as empresas, os imóveis. Tudo!

JULIANO 一 Problema seu se tinha um avô maluco! A culpa não é minha. Eu não tenho que me sacrificar por você.

Miguel agarra com força o braço de Juliano. GRITA.

MIGUEL 一 Você acha que só você vai fazer sacrifícios? Acha que é o único que precisará sofrer! Pra mim também não é fácil! Está sendo um moleque! Um moleque egoísta e burro!

JULIANO 一 (se esquiva) Me solta!

Miguel solta Juliano e tenta manter a calma. Passa a mão pela cabeça e sem querer acaba vendo Toni na cama. Ele pensa um pouco antes de voltar a encarar Juliano.

MIGUEL 一 Se não faz por mim, faz por ele.

Miguel aponta. Juliano, instintivamente olha para Toni. Foco muda para o rosto do bebê. VOLTA para Juliano e Miguel.

JULIANO 一 Não se atreva a usar o Toni dessa maneira! O que meu filho tem haver com isso?

MIGUEL 一 Eu prometo. Eu-eu prometo que quando isso tudo acabar, um milhão será depositado numa conta para ele. Sim, porque ele vai precisar, despesas pra faculdade, vida pessoal, tem que prevenir. Pensa, um milhão para ele, mais a sua pensão vitalícia.

Juliano pensa ao olhar para Toni.

JULIANO 一 Não.

MIGUEL 一 (impaciente) Eu não tô acreditando nisso.

JULIANO 一 Eu vou criar o Toni sozinho. Do meu jeito, com o dinheiro do meu trabalho!

Miguel se controla. Já está vermelho de raiva.

MIGUEL 一 Pensa pelos menos, eu não te peço mais nada, só pensa… O papel vai ficar aqui, caso decida assinar.

Miguel caminha até a porta, Juliano abre.

MIGUEL 一 Leva em consideração momentos como os que você passou naquele dia que eu te levei ao hospital? Se você tivesse dinheiro, as coisas seriam muito diferentes. Olha em volta. Você mora nesse lugar minúsculo, mal cabe você dentro. Essa criança nem tem onde dormir. Tudo seria mais fácil pra você, e pra ele. Você diz que isso é um sacrifício, mas olha só, é isso que os pais fazem, eles se sacrificam pelos filhos.

JULIANO 一 (abalado) Pode deixar o papel aqui, mas não vou mudar de ideia. Minha resposta é não.

Juliano fecha a porta. CAM. Do outro lado da porta, Miguel soca a parede e sai furioso de lá.

02 INT. CAFÉ — DIA.

Mel e Ricardo tomam um café. Ela sorri para ele, que retribui.

MEL 一 Ricardo, eu sei que a gente se conheceu há pouco tempo…

RICARDO 一 Mas é como se a gente tivesse se conhecido a vida toda, não é?

Ricardo pega na mão de Mel. Ela sorri.

MEL 一 É… Eu estive pensando esses dias e… Ai, meu Deus, como é que eu vou dizer isso? Eu queria… Queria você jantasse hoje… Na minha casa. Queria muito te apresentar pra minha família.

Ricardo finge surpresa.

RICARDO 一 Olha, Mel… Nossa… Eu nem sei o que dizer.

MEL 一 Só diz que sim. Você pode até estar achando que é muito cedo pra isso tudo, mas eu preciso. Não vou saber enfrentar minha mãe e a minha irmã sozinha.

RICARDO 一 É tudo que eu mais quero nessa vida!

Mel sorri aliviada, Ricardo ri.

03 INT. EMPRESA DELLAFRANCO, SALA DE MIGUEL — DIA.

Miguel adentra em sua sala, furioso. Ele joga a maleta de lado, afrouxa a gravata e põe num copo com gelo um pouco de whisky.

MIGUEL 一 Eu não posso perder todo o meu dinheiro, não posso… Mas que droga, aquele garoto também, burro! Tem que haver alguma brecha nesse contrato, alguma coisa com que eu possa sair dessa teia.

Miguel bebe whisky e pensa.

04 INT. CASA DE JULIANO — DIA.

CAM. Juliano abre o armário e vê tudo vazio. Fecha.

CAM. Abre a geladeira e só há água, mais um pouco de leite para Toni. Fecha. Encosta-se e respira.

JULIANO 一 Eu não posso te prejudicar. Não posso te privar de ter uma vida diferente da minha.

Juliano caminha até onde Miguel deixou o papel.

JULIANO 一 (choroso) Olha pra você, filho. Eu te tirei, literalmente, do lixo. Você veio ao mundo sem nada, mas você tem a mim, e eu vou te proteger até quando eu puder. Eu vivi a minha inteira sendo correto, achando que eu receberia alguma recompensa do mundo por ser uma pessoa decente. Na balança, o que eu tenho hoje e onde estou. Tudo que eu tenho agora é você, e quer saber de uma coisa? Você vai ter uma vida melhor que a minha, melhor do que a pessoa que te abandonou, melhor do que qualquer pessoa que eu conheço.

Juliano olha o papel. Hesita, mas pega. Olha apreensivo.

JULIANO 一 Vem filho, eu vou fazer o que é certo.

Juliano agarra Toni, o embalando.

JULIANO 一 Vou te deixar ficar aqui na casa da vizinha enquanto isso, tá bom? Eu vou voltar, eu prometo, e segurando seu futuro maravilhoso nas mãos.

Juliano respira fundo.




05 INT. MANSÃO DELLAFRANCO, QUARTO DE JADE — NOITE.

Jade está deitada sobre a cama, mexendo no celular. Ela para um pouco, pensa e sorri, sarcástica.

ENTRA.

SONOPLASTIA: Vai Malandra — Anitta e Mc Zaac.

Levanta, abre o guarda roupas, joga um vestido azul na cama e agarra uma bolsa prateada.

= = CORTE DESCONTÍNUO = =

Jade, já vestida, olha-se no espelho e passa um batom vermelho na boca e ajeita o cabelo.

JADE 一 Vai Malandra.

Assanha o cabelo. Suspira e sai andando.

06 INT. CASA DE MEL — NOITE.

A mesa muito luxuosa está posta. Laís desce as escadas arrumada.

LAÍS 一 Olha, espero que esse seu namorado aí chegue logo. Não vou poder ficar muito.

MEL 一 (esperançosa) Ele vai chegar. Ele prometeu que vinha.

VERÔNICA 一 Desculpa, filha, mas os rapazes dos encontros marcados também disseram que viriam, mas nunca apareceriam.

Laís começa a rir. Mel sente-se mal. A campainha toca.

MEL 一 Deve ser ele.

Mel corre para atender. Laís cochicha para a mãe.

LAÍS 一 Um corajoso.

As duas riem. Mel chega de braços dados com Ricardo. As duas calam o riso.

MEL 一 Mãe, Laís, esse é o Ricardo de quem eu havia falado.

Ricardo sorri, vitorioso. Laís dá pra trás.

07 INT. EMPRESA DELLAFRANCO — NOITE.

Uma vista completa da metrópole e seus prédios iluminados atrás de Miguel. Ele lê alguns papéis, quando de repente um outro invade a sua mesa com tudo. Ele olha indignado. Juliano.

JULIANO 一 Eu aceito me casar com você.

Miguel levanta-se, quase sem reação, mas deixa escapar um sorriso convencido de lado.

MIGUEL 一 Então? Se convenceu que eu tinha razão.

JULIANO 一 Aceito assinar esse papel com uma condição. Você já falou as suas, agora vou falar as minhas.

MIGUEL 一 Outra?

Miguel cruza os braços pensativo, caminha e se encosta na mesa, de frente para Juliano.

MIGUEL 一 Qual?

JULIANO 一 Seu nome.

MIGUEL 一 Como assim?

JULIANO 一 Aceito suas condições, mas você vai ter que dar seu nome ao Toni. Eu quero que conste em sua certidão de nascimento que você é o pai dele.

MIGUEL 一 Co-Como é que é?

Miguel engasga e se assusta com o pedido de Juliano.

JULIANO 一 É isso mesmo, ou você dá o seu sobrenome ao Toni, ou nada feito.

ENTRA.

SONOPLASTIA: Un Vestido Y Un Amor — Caetano Veloso.

Tensão. Miguel continua atônito, ao mesmo tempo em que fecha os dentes. CAM alterna entre os rostos de Juliano e Miguel, até que em um PLANO GERAL, mostra os dois, em pé na frente do outro, diante de um impasse.

A cena congela.

Fim do capítulo.


OBRA REGISTRADA E PROTEGIDA PELA LEI N° 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO, DE 1998. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page