top of page
Buscar
  • Foto do escritorEstúdio Webs

Feridas do Passado | Último Capítulo


De Wesley Franco


ÚLTIMO CAPÍTULO


“Esta é uma obra de ficção coletiva baseada na livre criação artística e sem compromisso com a realidade”.


Cena 1. Rio de Janeiro / Av. das Américas / Escritório de Arquitetura / Sala de Victor / Dia.

Victor recebe a notícia do acidente de Maria Clara.

Secretária – Sr. Victor telefone para o senhor na linha 2.

Victor – Quem é?

Secretária – É do hospital geral.

Victor – Alô, é o Victor falando. – diz Victor ao atender o telefone.

Victor – Não pode ser. – Victor derruba o telefone no chão.

Secretária – Aconteceu alguma coisa?

Victor – A Maria Clara sofreu um acidente. – Victor corre até o hospital.

Cena 2. Rio de Janeiro / Hospital Geral / Quarto Nº 333 / Dia.

Victor sofre com a constatação médica da morte cerebral de Maria Clara.

Médico – Infelizmente não há nada que possa ser feito, em 6 horas se não houver alguma reação iremos confirmar a morte cerebral da paciente.

Victor (Chora) – Não, não, não, não, a Maria Clara não, a Maria Clara não.

Médico – Eu sinto muito, sei que isso é bastante doloroso, mas infelizmente não podemos fazer mais nada…existem opções.

Victor – Que opções?

Médico – Você pode deixa-la continuar assim para sempre ligada a máquinas ou você pode desligar as máquinas e deixa-la parti em paz.

Victor – Essas são as minhas opções? Em todas as duas opções nenhuma delas eu posso salvar a vida dela.

Médico – Infelizmente não.

Victor (Grita) – Saia daqui e me deixe sozinho com ela.

Médico – Sinto muito. – diz o Médico saindo da sala.

Victor vai ao lado da cama de Maria Clara.

Victor (Chora) – Maria Clara…

Flash Back

Maria Clara – Que bom que deu tudo certo, você salvou a minha vida não sei como lhe agradecer.

Victor – Não tem o que me agradecer você também salvou a minha vida, me deu uma parte do seu fígado, isso significa que uma parte de você estará comigo para sempre. (Victor Sorrir).

Flash Back

Maria Clara – Eu não sei se é muito cedo para dizer isso, mas eu te amo. (Sorrir).

Victor (Sorrir) – Não, não é muito cedo pois eu também sinto a mesma coisa.

Os dois se aproximam ficando cada vez mais próximos e se beijam.

Flash Back

Victor – Calma que você já vai ver.

Maria Clara – Estou ansiosa.

Victor – Pronto chegamos, agora sim pode ver. – Victor tira a venda de Maria Clara.

Maria Clara fica surpresa ao ver a linda surpresa que Victor preparou, todo o chão do jardim coberto de rosas brancas com um enorme coração de rosas vermelhas.

Maria Clara (Emocionada) – Que lindo meu amor.

Victor – Lindo é estar com você todos os dias, acordar todas as manhãs com você ao meu lado, eu quero que você seja a última pessoa que eu veja antes de dormir e a primeira pessoa que eu veja quando eu acordar para o resto da minha vida, eu te amo Maria Clara, aceita se casar comigo? – Victor se ajoelha e mostra o Anel a Maria Clara.

Maria Clara – É claro que eu aceito, me casar com você é o que eu mais quero nesse mundo.

Victor coloca o anel no dedo de Maria Clara, se levanta e os dois se beijam.

Corta Flash Back

Victor (Chora) – Maria Clara… não me deixa aqui sozinho, lute para podermos ficar juntos.

Victor (Chora) – Por favor meu amor, lute para sobreviver.

Cena 3. Salvador / Hospital Geral / Sala de Espera / Dia.

O Dr. Fernandes dar uma triste notícia a Otávio e a Joseph.

Dr. Fernandes – Vocês são os familiares da paciente Lorena?

Joseph – Sim, eu sou o filho dela.

Otávio – E eu sou o Otávio um amigo dela.

Dr. Fernandes – Podemos nós falar a sós por um instante Otávio.

Joseph – Não, você vai falar com ele aqui, eu também quero ouvir, não sou mais um bebê para ficarem escondendo as coisas de mim.

Otávio – Tudo bem pode falar aqui.

Dr. Fernandes – A Lorena tinha um tumor inoperável e infelizmente não havia mais nada que pudéssemos fazer, sinto muito mas a Lorena se foi.

Joseph (Chora) – A mamãe está morta?

Otávio – Sinto muito Joseph. – Otávio abraça Joseph.

Joseph (Chora) – Eu perdi a Maitê e agora eu perdi a minha mãe, quem mais vão querer tirar de mim? – Joseph abraça Otávio.

Otávio – Vai ficar tudo bem eu juro, estou aqui para cuidar de você.

Cena 4. Rio de Janeiro / Hospital Geral / Quarto Nº 333 / Tarde.

Soraya visita Maria Clara.

Soraya – O que aconteceu? Por que você não quis me dizer por telefone.

Victor – Achei melhor lhe contar somente quando você chegasse.

Soraya – O que houve com a minha filha?

Victor – Ela sofreu um grave acidente e teve uma morte cerebral, não há mais nada que possa ser feito e em 6 horas os médicos vão confirmar a morte cerebral.

Soraya – Minha filha está morta? – diz Soraya indo para o lado de Maria Clara.

Victor – Eu quero acreditar que antes dessas 6 horas ela vai acordar e vai ficar tudo bem.

Soraya – Você avisou ao Felipe?

Victor – Eu tentei ligar mas ele não atende, hoje é o dia do julgamento dele.

Soraya – Apesar de odiá-lo, ele tem o direito de se despedir da filha que ele criou. – Soraya abraça Maria Clara.

Victor – Não podemos desistir, ela vai acordar.

Soraya – Isso não é possível Victor, ela teve uma morte cerebral, ninguém acorda de uma morte cerebral.

Victor – Ela vai acordar! A Maria Clara jamais me deixaria aqui, eu tenho certeza que ela vai acordar.

Cena 5. Salvador / Tribunal de Justiça / Tarde.

Felipe é condenado.

Juiz – Depois de todas as provas e testemunhas aqui ouvidas, eu considero o réu Felipe Lontra acusado de corrupção e lavagem de dinheiro como culpado, e o condeno a dez anos de reclusão. Caso encerrado! – diz o Juiz batendo o martelo.

Felipe – Promete que você vai me esperar? – diz Felipe para Arlete que está na plateia.

Arlete – Prometo, não importa quantos anos você passe lá dentro, eu estarei aqui te esperando.

Felipe – Eu te amo. – Felipe beija Arlete e é levado algemado de volta ao presídio para cumprir sua pena.

Arlete (Sussurra) – Eu também te amo.

Cena 6. Rio de Janeiro / Copacabana / Apartamento de Glória e Raul / Quarto do Casal / Tarde.

Glória vive os momentos finais do Mal de Alzheimer ao lado do grande amor da sua vida.

Glória – Onde eu estou? – diz Glória deitada na sua cama.

Raul – Você está na sua casa, no seu quarto, onde nós dormimos a muitos anos. – diz Raul deitado ao lado de Glória.

Glória – Nós dormimos aqui?

Raul – Sim dormimos.

Glória – E quem é você? Qual é seu nome?

Raul – Eu sou o Raul seu marido.

Glória – Marido? Eu sou casada? Não me lembro de ter me casado com você, eu sou apaixonada pelo Raul, não gosto de nenhum outro homem só do Raul.

Raul – Você ama de coração o Raul?

Glória – Amo mais do que tudo nessa vida, ele é a razão de eu continuar vivendo todos os dias.

Raul – Sabe o Raul também te ama muito, e vai sempre estar do seu lado.

Glória – Você é muito bonito, parece o meu Raul, ele também é assim um galã.

Wolf – Cheguei. – diz Wolf entrando no quarto.

Glória – Que é esse ai?

Raul – Esse é um amigo do Raul também, ele pediu para que a gente visse ficar com você enquanto ele viaja.

Wolf – Viemos ficar com você enquanto ele não chega. – Wolf se deita do outro lado da cama.

Glória – O Raul sempre muito cuidadoso, ele não gosta que eu fique muito tempo sozinha. – Glória segura na mão de Raul e na mão de Wolf, os dois se emocionam.

Congelamento Final em Glória, Raul e Wolf deitados na cama de mãos dadas.

” No dia que eu não puder mais ir até você, não esqueça de vim até mim. Se um dia eu não puder lembrar de quem você é. Se um dia eu não puder expressar o meu orgulho e amor por você, apenas sinta que em minha alma nada disso se perdeu. Você continua e sempre continuará sendo parte importante da minha vida” – Mal de Alzheimer uma doença que mata sem pedir licença.

Cena 7. Rio de Janeiro / Tribunal de Justiça / Tarde.

Milena é condenada.

Juiz – Todos de pé para a leitura da sentença. – Todos do tribunal se levantam.

Juiz – Depois de ouvir as testemunhas e com as provas irrefutáveis aqui reunidas, eu considero a ré Milena Albuquerque culpada.

Milena (Chora) – Não…não pode ser. – diz Milena entrando em desespero.

Juiz – Culpada pelo crime de fraude eu a condeno a cinco anos de reclusão. Encerrada a sessão.

Caíque (Grita) – Isso é uma injustiça! – diz Caíque se levantando na plateia.

Milena (Chora) – Não, não pode ser, tudo que fiz era necessário eu e meu filho estávamos na miséria, o Victor não queria nós ajudar e essa era nossa única chance.

Milena (Chorando e Gritando) – Caíque, Caíque, diz para eles diz, diz que a gente fez isso porque estávamos precisando, DIZ PARA ELES, DIZ. – Milena sente uma forte dor no peito e caí no chão.

Caíque (Grita) – Mamãe! – Caíque sai da ala da plateia e vai até onde Milena está.

Caíque – Fala comigo mamãe, fala comigo. – diz Caíque ajoelhado ao lado de Milena que está caída ao chão.

Caíque (Grita) – Um médico por favor ela está desmaiada.

Advogado – Deixe-me ver. – diz o advogado que olha os sinais vitais de Milena.

Advogado – Eu sinto muito.

Caíque – Ela está morta?

Advogado – Infelizmente sim.

Caíque (Chora) – Mãe por favor não me deixa, mãe eu preciso da senhora aqui comigo, do meu lado, não me deixe aqui. – diz Caíque passando a mão no rosto de Milena.

Caíque (Grita) – MALDITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO! MALDITO SEJA VICTOR ALBUQUERQUE, É TUDO CULPA DELE.

Caíque (Grita) – MALDITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO. – Caíque chora bastante e deita sua cabeça sobre o corpo de sua mãe.

Congelamento Final em Milena morta.



Cena 8. Salvador / Aeroporto Internacional / Desembarque / Tarde.

Carol volta uma nova mulher.

Arlete – Mamãe, aqui. – diz Arlete acenando para chamar a atenção de Carol.

Carol (Sorrir) – Filha. – Carol abraça Arlete.

Arlete – Mãe a senhora está linda, maravilhosa, esses meses fora do Brasil lhe fizeram muito bem.

Carol – Obrigada filha, fiz todos os tratamentos estéticos possíveis, recuperei a aparência certa para minha idade.

Arlete – E esse homem bonitão que está vindo em nossa direção.

Carol (Sorrir) – Este é o Pablo meu namorado, Pablo essa é a minha filha Arlete.

Pablo – Mucho prazer Arlete.

Arlete – O prazer é todo meu Pablo.

Carol – O Pablo é Espanhol, voltei apenas para lhe visitar.

Pablo – Eu e sua mãe iremos nos casar e viver na Espanha.

Arlete (Sorrir) – Que notícia maravilhosa mãe, você merece tudo e muito mais.

Carol – Finalmente vou voltar a ser feliz, pois eu encontrei o grande amor da minha vida. – Carol beija Pablo.

Congelamento Final em Carol beijando Pablo.

Cena 9. Rio de Janeiro.

DIAS DEPOIS

Cena 10. Rio de Janeiro / Hospital Geral / Quarto Nº 333 / Dia.

Felipe visita Maria Clara.

Victor – Que bom que você veio.

Felipe – Não imaginei que ia receber um convite seu para vim até aqui.

Victor – Foi muito difícil conseguir que o juiz liberasse a sua saída e vinda até aqui para visitar a Maria Clara, mas foi por uma boa causa.

Felipe – Como está a minha filha?

Victor – Os médicos já disseram que ela teve morte cerebral mas não permitir que desligassem os aparelhos, tenho esperança de que ela vai dar sinais de vida, e foi por isso que eu te trouxe aqui.

Felipe – Como posso ajudar?

Victor – Vem cá. – Victor e Felipe se aproximam de Maria Clara.

Victor – Nesses últimos meses eu percebi que tudo que eu fiz de nada valeu apena, não me sentir mais feliz e nem satisfeito por tudo que lhe fiz, não me orgulho de ter destruído a sua vida, eu escolhi o lado errado, a minha vingança não era mais importante que o amor que eu sentia pela Maria Clara, se eu pudesse voltar atrás eu teria feito tudo diferente, teria procurado você para saber o seu lado da história…

Soraya – O lado de que o Felipe não é o monstro que você pensa. – diz Soraya entrando no quarto.

Felipe – Soraya o que você está fazendo aqui?

Soraya – O Felipe errou quando abandonou a Vanessa para ficar comigo, meu pai tinha uma forte influência sob ele, não só sob ele mas de todos ao seu redor, se o meu pai queria uma coisa ele conseguia. Eu também não queria me casar com o Felipe mas fui obrigada pelo meu pai, assim como ele também foi. O Felipe abandonou o grande amor da vida dele que era a Vanessa e eu abandonei o grande amor da minha vida que também é pai da Maria Clara, o Henrique. Nós dois erramos e nos arrependemos todos os dias por essa escolha.

Soraya – Quando estávamos em lua de mel em Buenos Aires, recebemos uma carta da Vanessa contando ao Felipe que estava grávida e precisava de ajuda, eu sabia que se o Felipe lesse a carta ele voltaria no mesmo momento para o Brasil e acabaria tudo comigo, ia ser um escândalo e uma vergonha imensa para mim, por isso resolvi queimar a carta e o obriguei a escrever uma carta para Vanessa desprezando-a. Então se tem uma única culpada de tudo isso ter acontecido, essa culpada sou eu e não o Felipe.

Victor – Então ele não sabia que a minha mãe estava grávida de mim e nem que ela precisava de ajuda?

Soraya – Não, não sabia.

Felipe – Me perdoa meu filho, me perdoa por ter eu escolhido a ambição ao invés da sua mãe.

Victor – Se você soubesse que ela estava grávida e precisando de você, você teria largado a Soraya e voltado?

Felipe – Claro que sim, eu só precisava de um motivo a mais para desistir de tudo e voltar para a Vanessa.

Victor – Sendo assim, eu te perdoo e agora eu é que te peço desculpas por tudo que te fiz passar.

Felipe – Eu também te perdoo. – Felipe e Victor se abraçam e choram.

Maria Clara que até então estava diagnosticada pelos médicos com morte cerebral dar sinais de vida chorando.

Soraya – A Maria Clara está chorando.

Victor – Chorando? Se ela está chorando ela não está em morte cerebral.

Felipe (Grita) – Enfermeira, enfermeira.

Victor (Chora) – Maria Clara meu amor, você está viva.

Cena 11. Rio de Janeiro / Cemitério / Dia.

Milena é enterrada só com a presença de Caíque.

Caíque caminha pelo cemitério segurando um buquê de rosas vermelhas, acompanhando o caixão de Milena que é levado pelos funcionários do cemitério até o local do túmulo. Ao chegar no local os funcionários colocam o caixão dentro do túmulo e o fecham. Os funcionários saem do local deixando Caíque a sós em seu último adeus a Milena.

Caíque – Descanse em paz mãe. – diz Caíque colocando flores no túmulo de Milena.

Caíque – Ninguém veio se despedir de você mãe, mas eu sempre virei aqui colocar flores no seu túmulo, jamais irei esquece-la.

Caíque – Nem o Victor veio lhe prestar uma última homenagem, tudo isso que aconteceu foi culpa dele, ele causou a sua morte, mais uma vez ele tirou você de mim.

Caíque – Eu juro que irei acabar com a vida do Victor, eu juro.

Cena 12. Rio de Janeiro / Hospital Geral / Sala de Visitas / Dia.

Os médicos descobrem através de novos resultados o que resultou o coma em Maria Clara.

Médico – Trago boas notícias, a Maria Clara não teve morte cerebral e sim um edema que provocou um inchaço no cérebro.

Victor – E isso é grave? Como é o tratamento?

Médico – Remédios, a Maria Clara vai acordar em poucas horas e voltará a rotina normal.

Victor (Sorrir) – Isso é ótimo, é maravilhoso.

Felipe – Foi a melhor notícia que recebi nos últimos meses.

Soraya – A nossa filha voltou, ela vai sobreviver.

Victor – Ela voltou para mim e nunca mais iremos nos separar.

Cena 13. Rio de Janeiro / Av. das Américas / Escritório de Arquitetura / Exterior Sala de Felipe / Noite.

Caíque toca fogo no escritório imaginando que Victor estivesse nele.

Caíque – O carro do Victor esta estacionando lá fora, então ele deve estar no escritório.

Caíque – É assim que ele vai pagar, vai morrer queimado. – Caíque começa a jogar gasolina por todo o escritório.

Caíque – Irei vingar a morte da minha mãe, é assim que você vai pagar Victor. – Caíque acende o fósforo e incendeia todo o escritório.

Caíque – Quando ao chegar ao inferno Victor, mande lembranças a satanás. – Caíque foge do escritório.

Exterior do Escritório

Caíque foge do escritório mas quando sai à rua é surpreendido por dois carros de polícia.

Policial – Parado mãos para o alto! – diz o Policial descendo rapidamente do carro e apontando uma arma para Caíque.

Policial – Você está preso em flagrante!

Cena 14. Salvador / Vila de Classe Média / Casa de Otávio / Dia.

Otávio e Joseph vivem felizes.

Otávio – Agora somos eu e você, juntos nós formaremos uma nova família.

Joseph – Você vai ser o meu novo pai?

Otávio – Sim eu vou ser o seu novo pai. Eu sei que é difícil superar tudo que aconteceu nesses últimos meses, você perdeu a sua mãe, eu perdi a minha filha, e a dor é insuperável e parece que não vai passar nunca, mas um dia essa dor vai se transformar em saudades, muitas saudades. Vamos virar a página daquela história e iniciar uma nova história a parti de hoje.

Joseph – Uma história feliz, as tristezas a gente deixa na outra página.

Otávio (Sorrir) – Correto! Você é um menino muito inteligente.

Joseph – Eu sei, eu sei, sempre soube que eu era muito inteligente.

Otávio – E também é muito convencido. – Otávio abraça Joseph.

Congelamento Final em Otávio e Joseph abraçados.

Cena 15. Rio de Janeiro.

MESES DEPOIS

Cena 16 – Rio de Janeiro / Capela / Dia.

Maria Clara e Victor se casam.

Maria Clara entra na capela ao som da música “Sonho Lindo – Tema de Abertura da Web Novela”, com um lindo vestido branco com um véu enorme que rasteja pelo tapete vermelho da Capela , ela caminha até o altar onde encontra com Victor que está vestido um lindo terno, os dois se ajoelham diante do Padre.

Padre – Estamos aqui reunidos para celebrar a linda união entre Maria Clara Silveira Lontra e Victor Albuquerque.

Padre – Victor Albuquerque deseja se casar com Maria Clara Silveira Lontra e promete ama-la na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença até que a morte vós separe?

Victor (Sorrir) – Sim.

Padre – Maria Clara Silveira Lontra deseja se casar com Victor Albuquerque e promete ama-lo na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença até que a morte vós separe?

Maria Clara (Sorrir) – Claro que sim.

Padre – Sendo assim podem trocar as alianças.

Maria Clara – Receba esta aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. – diz Maria Clara colocando a aliança em Victor.

Victor – Receba esta aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. – diz Victor colocando a aliança em Maria Clara.

Padre – Não Separe o homem o que Deus Uniu. Eu vós Declaro marido e mulher. Pode beijar a noiva.

Os dois que estão ajoelhados se levantam, olham um para o outro, sorriem e se beijam.

Cena 17. Rio de Janeiro / Salvador.

DEZ ANOS DEPOIS

Cena 18. Salvador / Saída da Penitenciária / Dia.

Felipe é solto e toda sua família vai busca-lo.

As portas do presídio se abrem e Felipe surge em meio a escuridão e caminha em direção a luz do sol que brilha do lado de fora do presídio, ele avista Arlete, Maria Clara e Victor.

Felipe (Sorrir) – Vocês vieram.

Arlete – É claro que nós iriamos vim meu amor, eu não disse que eu ia está aqui quando você saísse? – Arlete abraça e beija Felipe.

Felipe – E o Felipinho está bem?

Arlete – Nosso filho está ótimo, semana que vem ele vai fazer dez anos e ele tá muito feliz que esse vai ser o primeiro ano que você vai passar o aniversário com ele.

Victor – Você também precisa conhecer a sua neta, ela é uma menina linda, igualzinha a mãe dela. – diz Victor abraçando Felipe.

Felipe – Que bom que você veio Filho, fico muito feliz em te ver.

Victor – Eu também pai, agora podemos viver juntos e felizes como verdadeiros pai e filho.

Maria Clara – Acho que alguém vai ser vovô de novo, só que dessa vez de um menino.

Felipe – Você tá grávida?

Maria Clara (Sorrir) – Sim, descobri na semana passada e estava esperando a sua liberdade para lhe contar. – Maria Clara abraça Felipe.

Felipe – Meus parabéns filha.

Felipe – Me sinto mais aliviado em saber que vocês estão bem e felizes, tive tanto medo de que quando eu saísse desse lugar a minha família tivesse desmoronado.

Victor – Estamos todos aqui pai para lhe ajudar a recomeçar do zero, hoje uma nova historia começa a ser escrita.

Felipe – Que data é hoje?

Victor – 01 de Agosto.

Felipe – Então fica registrado que hoje 01 de Agosto de 2026 começamos uma nova etapa das nossas vidas.

Maria Clara – Uma nova etapa com muito amor. – Maria Clara abraça Victor e o beija.

Arlete – Uma nova etapa com muitas felicidades. – Arlete abraça Felipe e o beija.

Maria Clara segura na mão de Victor, Victor segura a mão de Felipe, Felipe segura a mão de Arlete, os quatros saem do presídio de mãos dadas e caminham em direção do horizonte. Não muito longe dali dentro de um carro preto com vidros escuros uma pessoa observa toda a cena de longe.

Caíque – Vamos ver quanto tempo dura a felicidade deles.

Caíque – Se eles acham que acabou, eles estão muito enganados.

Caíque – As feridas podem ter fechado mas as cicatrizes estão marcadas para sempre. – diz Caíque sorrindo maliciosamente.

Congelamento em Caíque sorrindo maliciosamente.

“A pessoa que fica pensando na vingança só torna piores as suas feridas do passado. Toda Injúria será curada, se a vingança for resfriada”

FIM

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CLICHÊ 2 | Último capítulo

De Nando Braga “Esta é uma obra de ficção coletiva baseada na livre criação artística e sem compromisso com a realidde”. ÚLTIMO CAPÍTULO Tempo previsto de leitura: 05 minutos Capítulo 30: Créditos: De

bottom of page