top of page
Buscar
  • Foto do escritorEstúdio Webs

Feridas do Passado | Capítulo 06


De Wesley Franco


“Esta é uma obra de ficção coletiva baseada na livre criação artística e sem compromisso com a realidade”.


CENA 1. CONTINUAÇÃO DA CENA FINAL DO CAPÍTULO ANTERIOR.

Jaiana expulsa Felipe de sua casa.

JAIANA – (Indignada) Como você tem a cara de pau de aparecer aqui depois de tudo que você fez?

FELIPE – Desculpa, mas eu preciso muito falar com a Vanessa, tenho que me explicar, pedi desculpas e dizer que a amo.

JAIANA – Agora é muito tarde para se arrepender.

Jaiana tenta fechar a porta, mas Felipe a impede.

FELIPE – Por favor deixa eu falar com ela, eu preciso me explicar me desculpar.

JAIANA – (Brava) Você ainda não entendeu? A minha irmã está morta, MORTA!

FELIPE – (Surpreso) Morta?

Os olhos de Felipe enchem de lágrimas enquanto ele está incrédulo com o que acaba de ouvir.

JAIANA – Ela estava grávida de um filho seu e você a abandonou no momento em que ela mais precisava do seu apoio, ela teve uma gravidez muito difícil e após o parto acabou falecendo e o bebê também não resistiu.

FELIPE – (Chorando) Grávida? Eu não sabia que ela estava grávida, nunca teria a abandonado se eu soubesse que ela estava esperando um filho meu.

JAIANA – (Chora) Suas lágrimas não irão trazer a minha irmã e nem o meu sobrinho de volta, e nem vai apagar tudo o que você fez. Agora desaparece da minha frente e não aparece aqui nunca mais.

Jaiana fecha a porta.

Felipe sai pelas ruas desnorteado com o que acabou de descobrir, se ajoelha ao chão gritando pelo nome de Vanessa e chorando por tê-la perdido para sempre.

FELIPE – (Se lamenta) Meu Deus, o que foi que eu fiz? O que foi que eu fiz?

FELIPE – (Grita) Vanessa, meu amor, me perdoa, me perdoa.

CENA 2. ILHÉUS. SALVADOR. SENHOR DO BONFIM. RIO DE JANEIRO. DIA/NOITE.

Imagens aéreas de todas essas cidades amanhecendo e escurecendo, ao som da música “Sonho Lindo – Paulo Ricardo”.

MESES DEPOIS



CENA 3. RIO DE JANEIRO. MANSÃO DE MILENA E JURACI. QUARTO DE VICTOR. DIA.

Milena e Juraci estão cuidando de Victor até que eles recebem um telefonema.

MILENA – Você é o bebê mais lindo desse mundo.

Milena acaricia Victor que se encontra deitado no berço.

JURACI – Quem é o bebê do papai? Quem é?

MILENA – Tem coisa mais gostosa do que esses momentos com o nosso filho?

JURACI – Não mesmo, nada no mundo paga a sensação de estar aqui ao lado da minha esposa e do meu filho.

Se houve o som do telefone da mansão tocando.

JURACI – É o telefone do escritório, vou atender e já volto.

Juraci dá um beijo em Milena e Victor, e vai até o escritório.

CENA 4. SALVADOR. HOSPITAL. QUARTO DE HOSPITAL. DIA.

Soraya acaba de dar à luz e segura sua filha nos braços.

SORAYA –(Sorrindo) Olha como ela é pequena e tão bonitinha.

CARLOS – (Sorrir) Minha neta é muito linda, como a mãe. Já escolheram o nome dela?

SORAYA – Sim, ela vai se chamar Maria Clara Silveira Lontra.

CARLOS – Bonito nome, a altura da mulher que ela será. O Felipe anda muito calado, não vai falar nada?

Felipe por uns instantes imagina Vanessa deitada na cama segurando seu filho, mas logo a imaginação acaba e ele volta a si.

FELIPE – (Pouco desanimado) Estou muito feliz, minha primeira filha não tem como descrever essa sensação maravilhosa.

CENA 5. RIO DE JANEIRO. MANSÃO DE MILENA E JURACI. QUARTO DE VICTOR. DIA.

Juraci retorna ao quarto após atender o telefone no escritório.

MILENA – Quem era ao telefone?

JURACI – Era do hospital onde nosso filho o Caíque está internado.

MILENA – E o que eles queriam?

JURACI – (Sorrindo) O nosso filho finalmente acordou e já se encontra estabilizado, finalmente vamos poder trazê-lo para casa.

MILENA – Que bom. Hoje é o dia de folga da empregada, será que você pode esquentar o leite do Victor por favor?

Juraci sem acreditar no que acaba de ouvir fica indignado com a atitude da esposa.

JURACI – (Indignado) Não acredito no que acabei de escutar, lhe dou a notícia que seu filho que estava em coma a quase um ano acordou e está bem, e você não dar a mínima?

MILENA – O meu filho já está bem aqui perto de mim.

Milena retira Victor do berço e o carrega.

JURACI – (Surpreso) Mas o Caíque também é nosso filho e merece o mesmo amor e carinho que o Victor.

MILENA – Da sua parte pode até ser, mas da minha, toda a minha dedicação será para o meu Victor.

JURACI – Eu não acredito que estou ouvindo isso saindo da sua boca depois de tudo que nós passamos.

Milena ignora Juraci e continua ninando o Victor.

CENA 6. RIO DE JANEIRO. SALÃO DE FESTAS. DIA.

Marília e Wolf se casam.

OFICIAL – Em nome da lei eu vos declaro marido e mulher.

Marília e Wolf se beijam e são aplaudidos por todos os convidados.

RUL – (Sorridente) Parabéns meu filho.

GLÓRIA – (Sorrir) Parabéns e seja muito bem vinda a família Marília, a parti de hoje eu serei como uma mãe para você.

WOLF – Vamos tirar uma fotografia de toda família reunida.

MARÍLIA – Primeira foto de muitas que iremos tirar com a família toda reunida.

O Fotógrafo se aproxima, e Glória, Raul, Marilia e Wolf se posicionam para foto. Há uma passagem de tempo de vinte e sete anos e uma nova foto é retirada mostrando Glória, Raul, Marília e Wolf.

CENA 8. SENHOR DO BONFIM. RIACHO. DIA.

Carol dar um banho de riacho na sua filha Arlete que ainda é um bebê.

CAROL –(Sorrindo) Prometo que vou lhe dar uma vida melhor, você não vai ser como eu, você vai ser alguém nesse mundo enorme.

Carol mergulha Arlete no riacho. Uma passagem de tempo acontece e a bebê que foi mergulhada no riacho volta a superfície como uma linda mulher.

CAROL – Vamos Arlete minha filha, seu pai detesta esperar.

ARLETE – (Sorrindo) Já estou indo mãe essa água está tão gostosa, minha vontade é de passar o dia todo nadando aqui.

CENA 9. SALVADOR. MANSÃO DA FAMÍLIA LONTRA. SALA DE ESTAR. DIA.

Toda a família tira uma fotografia juntos e há uma passagem de tempo.

FELIPE – Todos em suas posições? Vamos tirar a primeira foto da família.

FELIPE – Um, dois, três.

Felipe corre para se sentar entre Soraya que carrega Maria Clara e Carlos. A foto é retiradae há uma passagem de tempo, novamente uma foto é tirada, mas desta vez Maria Clara já adulta está entre Felipe e Soraya, Carlos não está presente.

SORAYA – Mais uma foto em família.

MARIA CLARA – (Triste) É uma pena que o vô Carlos não esteja mais entre nós, todos esses anos ele sempre esteve aqui e este é o primeiro ano que tiramos a nossa foto sem ele.

SORAYA – O papai vai estar sempre presente nas nossas lembranças.

CENA 10. RIO DE JANEIRO. MANSÃO DE MILENA E JURACI. SALA. DIA.

Milena carrega Victor no colo, Juraci carrega Caíque no colo e todos cantam parabéns diante de um bolo com uma vela de 1 ano.

TODOS – É Big, é Big, é Big, é big, é big, é hora, é hora, é hora, é hora, é hora, ra-tim-bum Victor! Victor! Victor!

Milena, Juraci, Victor e Caíque apagam as velas, as luzes se apagam e quando voltam a acender ocorre uma passagem de tempo, e novamente estão todos reunidos em frente para o bolo com uma vela de 27 anos.

TODOS – É Big, é Big, é Big, é big, é big, é hora, é hora, é hora, é hora, é hora, ra-tim-bum Victor! Victor! Victor!

CENA 11. RIO DE JANEIRO. MANSÃO DE JURACI E MILENA. ESCRITÓRIO. NOITE.

Juraci e Milena conversam no escritório

JURACI – A situação está cada vez pior Milena, nos últimos anos as lojas apresentaram uma caída muito alta e fechamos 2014 no vermelho.

MILENA – Não há mais nada que possa ser feito para reverter a situação?

JURACI – Infelizmente não, estamos na ruína.

Juraci abaixa a cabeça sob a mesa.

MILENA – Calma meu amor vamos dar um jeito, iremos resolver tudo isso.

JURACI – Não poderemos continuar na nesta casa, ela tem um custo muito alto, teremos que nós mudar para um lugar menor e diminuir nosso custo de vida.

Caíque que estava escutando toda a conversa atrás da porta entra no escritório.

CAÍQUE – Parabéns pai, não estamos nem no final do ano e você já ganhou o prêmio de fracassado do ano.

Caíque começa a bater palmas em tom de deboche.

CAÍQUE – (Exaltado) Faliu o patrimônio da família e agora vai nós tirar da nossa casa. Vamos morar aonde debaixo da ponte?

JURACI – Calma meu filho também não é para tanto. Vamos nos mudar para um lugar menor, mas iremos manter nosso conforto, eu prometo.

CAÍQUE – Calma? Acabo de descobrir que estamos falidos e você me pede calma.

CAÍQUE – (Grita) Inútil! Fracassado!

MILENA – (Irritada) Olha como você fala com seu pai, seu moleque!

CAÍQUE – E você? Acaba de saber que seu marido perdeu tudo e está agindo desta forma? Até nisso você é uma fingida, não sei como ainda me surpreendo com suas atitudes. Você é sempre sonsa assim ou acha que o seu queridinho Victor vai salvar toda a família?

MILENA – Não envolva seu irmão nisso, ele é o único que merece o meu respeito e o respeito do seu pai, e tenho certeza que neste momento que estamos passando ele dará todo apoio que for preciso.

CAÍQUE – Claro que sim, ele sempre foi o seu favorito desde de criança, você sempre gostou mais dele do que de mim. Juro que nunca soube o motivo, mas não me importo porque neste momento o que eu mais quero é que você se exploda.

JURACI – Meu filho você precisa se acalmar, esse não é o momento para isso.

CAÍQUE – Se o motivo da falência foi ter sustentado uma amante eu até lhe apoio pai, porque aguentar a Milena como mulher por todo esses anos não é tarefa para qualquer um.

MILENA – (Grita) Me respeita moleque!

Milena tem um excesso de fúria e dar um tapa na cara de Caíque

CAÍQUE – Maravilha! Quer bater do outro lado mamãe?

Caíque oferece o outro lado do rosto para Milena.

Congelamento no rosto de Caíque oferecendo o rosto para Milena bater.

Fim do capítulo.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CLICHÊ 2 | Último capítulo

De Nando Braga “Esta é uma obra de ficção coletiva baseada na livre criação artística e sem compromisso com a realidde”. ÚLTIMO CAPÍTULO Tempo previsto de leitura: 05 minutos Capítulo 30: Créditos: De

bottom of page