Aquiles e o ‘medo de ser feliz’: Descubra sobre a Querofobia
- Estúdio Webs
- 20 de jun. de 2024
- 4 min de leitura

Aquiles Castelli é um personagem da próxima novela de autoria de Everton B Dutra, “Nada Além do Seu Amor”, que em breve será exibida pela Estúdio.
Em uma entrevista exclusiva para o Portal Felipa. Everton chegou a comentar que um de seus personagens teria ‘Querofobia’, termo que deixou muita gente intrigada, porque até o momento é um assunto inédito nas novelas do Mundo Virtual. Então, para não deixar os leitores esperando até a estreia da novela, a Estúdio conseguiu arrancar mais um pouquinho sobre a história desse personagem. Vejamos o que o autor disse:
“A ideia, na verdade, veio de um questionamento que tive a respeito de como os bons momentos passam rápido e de como, às vezes, eu ficava aflito por não saber se amanhã ou depois eu teria esses momentos outra vez. Me parecia que tudo acontecia numa balança, sabe? Se uma coisa muito boa me acontecia, eu ficava “Nossa, eu tô tão feliz, mas não sei se quero expressar essa felicidade, porque amanhã pode ser que aconteça uma coisa horrível por conta disso”. Como se a minha felicidade fosse uma afronta para a vida, digamos assim. Olha que loucura!”
A Estúdio também fez suas pesquisas, viu? A querofobia não é classificada formalmente como uma síndrome, pois existem uma série de especificidades e conjunto de sinais que precisam ser diagnosticados de forma clara, clínica e psicologicamente. A querofobia, então, está mais disposta a um transtorno comportamental mesmo.
“Depois eu percebi que isso podia ser um alerta vermelho, esse tipo de pensamento. Aí fui pesquisar se seria possível que uma pudesse ter medo de ser feliz. É um pensamento que já não tenho mais. Momentos bons e ruins acontecem na vida de todo mundo e realmente não tem como prever nada disso, por isso procuro sempre tirar o melhor, das minhas alegrias e das minhas tristezas; dos momentos bons e ruins. Eu vivo cada coisa como manda o figurino”.
A querofobia tem afetado cada vez mais um número maior de pessoas. Ela pode se desenvolver a partir de transtornos de ansiedade, que cresce exponencialmente no Brasil e no mundo, pode advir da depressão ou de estresses pós-traumáticos.
Características da Querofobia: - Medo irracional da felicidade: A pessoa evita situações que podem gerar alegria ou prazer.
- Ansiedade associada a momentos de alegria: Sentimentos de medo ou angústia quando se percebe feliz.
- Comportamento de evitamento: Ações ou decisões tomadas para evitar circunstâncias potencialmente felizes.
Como estamos falando mais de um campo psicológico, existem alguns fatores que podem causar a querofobia. Pessoas que passaram por um evento traumático, podem associar eventos de felicidade como um presságio para algo ruim. Isso pode vir com muitas outras alternativas de associações, como um sentimento de culpa e autocrítica. É difícil conviver assim, uma vez que a vida é feita de escolhas que podem ou não causar felicidade, que podem ou não causar um dano, uma frustração.
“O Aquiles é um personagem que pode surpreender muitas pessoas. É até difícil de escrever cenas dele, porque é um personagem que tem camadas e camadas. É um personagem que passa por algumas merdas e a gente acompanha o desenvolvimento desse transtorno comportamental nele, porque ele não começa na história assim. Inclusive, o primeiro capítulo da novela, está mais para termos de comparação e susto. Se você volta para ele no meio da trama, se questiona: “Como que esses personagens chegaram a esse ponto?”. Essa análise vale para todos os personagens. Então, quão uma pessoa tem de ser traumatizada para que ela simplesmente abra mão de si mesma? Tudo o que Aquiles faz é um processo de autossabotagem, que nem sempre é dito com palavras na trama; o emprego que ele tem, as pequenas decisões que ele toma, seus relacionamentos amorosos. Tudo é um processo de apagamento dele para com ele mesmo. Retorno dizendo que ele é um personagem difícil, porque apesar de todas essas coisas, ele é valente, que não leva desaforo para casa de seu ninguém. Cair na melancolia é um perigo, por isso ele também é divertido. Não é triste o tempo todo, em todas as cenas. Ele terá ataques de tristeza e de medo e de pânico. Ele se autossabota, mas tem sonhos e objetivos. Tem mais coisas sobre esse personagem, mas eu não vou revelar aqui não, Estúdio!”.
Nesse momento B Dutra fechou a porta de sua sala de roteiro na cara da nossa equipe! Eu até tentei roubar um manuscrito de algum capítulo e sair correndo, mas fui pega com a boca na botija. É, não deu pessoal. Mas, vem cá, será que Aquiles Castelli vai conseguir ganhar a empatia do público?
Para encerrar, vamos descobrir como tratar a Querofobia?
A querofobia pode ser abordada e tratada através de terapias, como Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) ou psicoterapia. Lembrando que são terapias recomendadas, mas cada pessoa sabe onde o calo machuca, não é verdade? Sentir-se seguro no tratamento, com psicólogos ou terapeutas ajuda muito no processo de recuperação da qualidade de vida.
Gostou da nossa matéria? Então se liga que “Nada Além do Seu Amor” estreia logo mais, aqui na Estúdio!
FONTES:
Nada Além do Seu Amor, promete! Esperando o dia da estreia! 🤩